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Ouvidoria da Saúde faz 1,6 mil atendimentos por mês



A população de Porto Alegre que utiliza os serviços do Sistema Único de Saúde pode obter informações, esclarecer dúvidas, encaminhar reclamações, solicitações e sugestões de melhoria do atendimento. O setor responsável pela interação com o público é a Ouvidoria da Saúde, criada há dez anos na Capital. Nos últimos três anos, a média mensal foi de 1.688 protocolos abertos, conforme indica o sistema 156 POA.

Localizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde (avenida João Pessoa, 325), a ouvidoria fica no térreo, com acessibilidade para cadeirantes e pessoas com deficiência. A equipe é composta por 18 pessoas, responsáveis por receber as demandas encaminhadas pela população, auxiliando a mapear os problemas e orientar medidas no sentido de qualificar o atendimento.

As pessoas podem buscar a ouvidoria presencialmente ou abrir protocolo pela Internet ou telefone. “A equipe está debruçada no trabalho voltado a qualificar a escuta, buscando o conceito da empatia, de se colocar no lugar do outro, com atendimento humanizado”, comenta a coordenadora do setor, Rosane Terezinha Baltazar. 

A ouvidoria também é um instrumento de gestão. “Além de acolher a demanda do cidadão e dar uma resposta dentro do prazo, o setor tem o papel fundamental de mostrar ao gestor os principais pontos que precisam de atenção”, avalia a coordenadora-adjunta, Márcia Munhós de Campos. Em 2018, o setor deve ampliar o RH e está em fase de reforma no ambiente interno. A meta é qualificar a escuta, com acolhimento e respostas no menor tempo possível.

Como entrar em contato:
Telefone – Ligue 156, de segunda a sexta-feira, 24 horas
Atendimento presencial – das 8h30 às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, na avenida João Pessoa, 325, bairro Farroupilha, Porto Alegre
E-mail – Enviar mensagem para ouvidoria@sms.prefpoa.com.br
Internet – No site da Secretaria Municipal da Saúde (www.portoalegre.rs.gov.br/sms), Sistema 156 POA