Últimas Notícias

Fazenda apresenta projeto do IPTU ao Sinduscon


                                                                 (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) apresentou nesta segunda-feira, 23, o novo projeto do IPTU para a diretoria do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), seguindo a série de encontros com as entidades de classe de Porto Alegre, iniciada na semana passada.

Conforme o secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, o objetivo é promover o debate com os diversos setores da sociedade sobre os principais pontos do Projeto de Lei do Executivo que voltará a tramitar na Câmara Municipal. “É preciso construir alternativas viáveis para que os problemas estruturais que afetam a cidade sejam enfrentados”, destacou Busatto. O superintendente da Receita Municipal, Teddy Biassusi, acompanhado dos técnicos da Área de Divisão de Registro de Imóveis detalhou o projeto de atualização da Planta Genérica de Valores do IPTU. 

O primeiro encontro realizado no Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), contou com a participação do Sindilojas, Sindioptica-RS, Sindlav-RS e da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). Também foram realizados encontros com representantes do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha) e a Sociedade de Engenharia do RS (Sergs). 

Porto Alegre é a capital que há mais tempo não atualiza a planta de valores do IPTU - desde 1991, levando a uma grande injustiça na cobrança do imposto, com algumas regiões da cidade que se desenvolveram e se valorizaram, enquanto outras acabaram se deteriorando, sem que houvesse a adequada atualização nos valores.