Últimas Notícias

Segundo parklet é inaugurado na Capital

O prefeito Nelson Marchezan Júnior assinou nesta segunda-feira, 21, às 9h, o decreto de permissão de uso do segundo parklet licenciado de Porto Alegre. O ato ocorreu na rua dos Andradas, 895, em frente ao Boteco Histórico. O primeiro parklet foi inaugurado na Semana de Porto Alegre, em 27 de março, na rua Hilário Ribeiro, 292, em frente ao restaurante Poke’s e Met’s. (Fotos)
 
O prefeito observou que os vereadores são incentivadores e disseminaram a importância da criação de espaços de convivência. “Os parklets são um novo conceito para a cidade, uma mudança que incentiva o convívio social e o embelezamento dos espaços públicos”. Marchezan também explicou que pequenos eventos estão sendo realizados para as entregas dos primeiros parklets, para registrar que o caminho que a administração municipal está seguindo é de mudanças, para o bem da cidade.
 
Esse foi o segundo parklet licenciado depois da edição do Decreto nº 19.808, de 2 de agosto de 2017, que trata sobre a instalação e o uso de extensão temporária das calçadas. De acordo com o secretário em exercício do Desenvolvimento Econômico, Leandro de Lemos, mais sete parklets na rua dos Andradas estão sendo analisados pela prefeitura. “É uma revitalização da rua, que nos remete ao tempo em que tínhamos mais convivência no Centro Histórico”, disse. Valmir José Lando, um dos proprietários do Boteco Histórico, disse que o parklet deve atrair o turista, em um bairro histórico da cidade. 
 
Foto: Luciano Lanes/ PMPA
Além das sete estruturas que estão em análise para serem implantadas na rua dos Andradas, outras cinco (nos bairros Moinhos de Vento e Cidade Baixa) estão aguardando o Termo de Permissão de Uso. O Grupo de Trabalho de Implantação de Parklets (GTP) envolve as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Parcerias Estratégicas, para análise dos projetos. A prefeitura elaborou um manual para a implantação de parklets, com todas as informações necessárias para realização do projeto. O manual está disponível de forma on-line no site: http://alfa.portoalegre.rs.gov.br/smpe/projetos/parklets e contém a legislação própria e as etapas de implantação do equipamento, com diagramas explicativos e resumos das recomendações e exigências.

Nenhum comentário